Vidros pintados de Off-White – A cor que chegou pra ficar!

O que muita gente não sabe é que os vidros podem ser pintados! 😲  Isso mesmo, você pode ter em sua casa um material com alta durabilidade, fácil de limpar e ainda por cima na cor que quiser! Incrível não?!

Vidro pintado de Off-White

E a tinta da vez que vamos falar nesse artigo, é a Off-White, ela está fazendo a cabeça de muitos arquitetos.  Além disso, é possível vê-la com muita frequência nas passarelas, e agora, na decoração, em vidros pintados. O off-white não é um branco totalmente branco, ele é quase um branco. Alguns o definem como um branco envelhecido, essa tonalidade é uma variação do branco para o bege ou para a cor gelo.

Para a decoração, esse tom é ideal para dar luminosidade aos espaços, veja:

Vidro pintado de Off-White

 

Outro diferencial dos vidros decorativos é que possuem alta resistência a choques; à abrasão e à ação do tempo.

Na VB | Vidros do Brasil, é possível encontrar móveis e tampos de mesa em vidro com exclusividade na cor off-White.

Existem várias técnicas para realização do efeito de pintura em vidro, e nós trouxemos mais informações, para você que deseja conhecer mais sobre esse produto: 😉

Coloridos refletivos e laminados

Os vidros refletivos, originados a partir do processo a vácuo ou do processo de vidros pirolíticos, adquirem diversas cores por reflexão. Especialmente em fachadas, o resultado estético dos refletivos se soma ao barramento de grande parte da radiação solar, gerando ainda economia de energia elétrica a partir de menos gastos com o ar condicionado.
A técnica de laminação de vidros com Polivinil Butiral (PVB), bem como a de laminação com resina ou EVA, possibilita a criação de uma infinidade de cores. A película permite combinações de cores básicas para se chegar ao tom desejado. No caso da resina, os pigmentos são misturados à própria resina antes da laminação. Podem ser considerados vidros coloridos industrialmente também os que recebem pintura a frio na própria fábrica.

Vidro Jateado

É uma das técnicas mais antigas da área, e por isso mesmo passou por evoluções. Hoje o profissional realiza seu trabalho sem contato com o processo. Numa cabine fechada, usa-se jatos de pós abrasivos eficientes e menos tóxicos.
Ainda é possível reproduzir no vidro qualquer desenho, estampa ou foto, permitindo a personalização da peça. Somado a isso, a aplicação de tintas especiais oferece cor e graça ao trabalho do jateador. Proporciona privacidade parcial e é indicado para tampos de mesa, divisórias, placas de sinalização, troféus, brindes, janelas e composição de portas sociais.

Pintado ou Laqueado

São vidros comuns transparentes que recebem a cobertura de uma tinta (laca) no processo a frio, adquirindo grande variedade de cores. A pintura a frio é mais econômica e prática que o processo de serigrafia ou esmaltação, que envolvem a aplicação de esmalte cerâmico e a passagem das peças de vidro por um forno de têmpera. Algumas tintas são desenvolvidas especialmente para vidros e possuem grande resistência à abrasão. O processo de pintura ou laqueamento a frio, entretanto, não se equipara à resistência dos processos de esmaltação e serigrafia em termos de resistência da camada de tinta à abrasão, temperatura, tempo e produtos químicos.

Serigrafado ou Esmaltado

A técnica da serigrafia se traduz na aplicação de uma tinta vitrificada (esmalte cerâmico) no vidro comum, seguida de forno de têmpera para os pigmentos cerâmicos aderirem a sua superfície. O resultado é um vidro temperado com textura resistente inclusive a materiais pontiagudos. A esmaltação é semelhante, porém, não utiliza o processo de serigrafia. A tinta é aplicada por rolos em um equipamento especial automatizado. O vidro serigrafado pode conter listas, círculos de várias dimensões e outras estampas, proporcionando: estética, controle de privacidade e segurança. Já os esmaltados se limitam à cobertura total e são semelhantes na aparência aos vidros pintados a frio.

Os serigrafados são submetidos a forno de têmpera após a pintura, dessa forma se transformam também em vidros de segurança. Além disso, a camada de esmalte adere ao vidro de tal forma que torna-se impossível sua remoção sem que seja retirada parte do próprio vidro. Sendo ideais para compor fachadas, divisórias, portas feitas de vidro, boxes para banheiro, vitrines e outras aplicações.

 

Entre em contato conosco:

comercial@vbvidrosdobrasil.com.br

Tel: 19 3246-1188